fbpx

Falar sobre câncer de mama é de extrema importância, afinal, quanto mais informações sobre saúde, prevenção e sintomas, melhor. É por isso que nós da Grani Amici decidimos trazer informações sobre esse assunto aqui no blog.

É comum pensarmos que no mês de outubro o mundo parece ter ficado cor-de-rosa, tudo para abordar esse tema tão pertinente e relevante. Tudo para cumprir com o objetivo do Outubro Rosa, que é a conscientização.

A campanha surgiu na década de 90, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, e foi distribuído para quem fazia parte da Corrida pela Cura – evento realizado em Nova York, Estados Unidos.

Apenas em 2002 a campanha começou a ser vista no Brasil, o evento surgiu com uma iluminação temática em São Paulo, mais especificamente no Obelisco, Monumento-Mausoléu do Soldado Constitucionalista. A partir de 2008, o Cristo Redentor também passou a ser iluminado pela cor rosa.

A importância do Outubro Rosa na vida das mulheres

A campanha Outubro Rosa é de extrema importância, pois além d

e conscientizar mulheres, também ressalta a importância da participação de toda a sociedade para conversar sobre essa doença que mata milhares todos os anos.

Além disso, ela também alerta sobre o tabu que as mulheres normalmente têm de se tocar. Um dos principais métodos de detecção da doença é através do autoexame de mama, portanto, se faz necessário que haja a conscientização não só dos sintomas e da alta taxa de mortalidade da doença, mas também sobre as formas de prevenção e detecção precoce.

Um dos cânceres mais comuns em mulheres, o câncer de mama, é um problema causado por um crescimento de forma desordenada na quantidade de células da mama. Com esse crescimento, surgem então células anormais, formando um tumor no seio.

Apesar de mais comum em mulheres, também atinge homens, contudo, os números são baixos e ficam em 1% do número total de casos segundo o INCA, Instituto Nacional de Câncer.

O Sistema Único de Saúde (SUS), dispõe de tratamento para o câncer de mama, que em alguns casos pode evoluir de forma mais rápida, e em outros lenta.

Estatísticas assustam

Segundo informações do INCA, estima-se que somente em 2020 apareçam 66.280 novos casos. Somente em 2018, foram 17.572 mulheres e 189 homens mortos, apenas no Brasil por câncer de mama.

Com uma detecção mais precoce da doença, é possível reverter o quadro mais rapidamente e com isso aumentar as chances de cura.

O câncer de mama é um dos cânceres mais comuns, ficando na segunda posição, atrás apenas do câncer de pele não melanoma que tem uma previsão assustadora de 176.930 novos casos neste ano.

Veja abaixo a previsão de novos casos 2020 de cânceres do INCA:

  • Câncer de mama feminina atingirá 29,7% das mulheres brasileiras;
  • Câncer de próstata atingirá 29,2% dos homens brasileiros;
  • Câncer do Cólon e Reto atingirá 9,2% das mulheres brasileiras;
  • Câncer do Cólon e Reto atingirá 9,1% dos homens brasileiros;
  • Câncer do Colo do útero atingirá 7,5% das mulheres brasileiras.

Com números tão alarmantes, ressaltamos a importância de consultar-se regularmente com seu médico e fazer o autoexame periodicamente. Sua saúde e seu bem-estar são o seu maior bem!

Equipe Grani Amici

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *