fbpx

Maio Verde: mês da conscientização da Doença Celíaca.

O Maio Verde é uma campanha idealizada pela chef de cozinha celíaca Renata Macena, em parceria com a E4 Agência, que tem o propósito de promover a conscientização sobre a Doença Celíaca, uma condição cuja principal característica é a intolerância permanente ao glúten.

No Brasil estima-se que cerca de 1% da população tenha a Doença Celíaca, o equivalente a 2 milhões de pessoas. Entretanto, por ser uma doença subdiagnosticada, a maioria dos seus portadores não sabe que a possui. Por isso a importância desta campanha de conscientização!

A Doença Celíaca consiste numa reação imunológica do organismo que é desencadeada pela ingestão do glúten, uma proteína presente no trigo, cevada e centeio. Essa reação libera anticorpos que atacam outras células sadias do próprio corpo, culminando em um processo inflamatório na parede interna do intestino delgado.

Com o passar do tempo, essa inflamação atrofia as vilosidades intestinais, responsáveis pela absorção dos nutrientes dos alimentos que ingerimos, causando uma série de complicações na saúde do seu portador.

Dentre as principais complicações, temos: anemia, atraso no crescimento em crianças, desnutrição, dores e distensões abdominais, intolerância à lactose, e até o desenvolvimento de câncer de intestino e linfoma intestinal. Ou seja, se não tratada, a Doença Celíaca pode matar!

DIETA SEM GLÚTEN

Ainda não existe a cura para a DC, porém, existe um tratamento altamente eficaz: trata-se da dieta sem glúten! Ao excluir o glúten da sua alimentação, o intestino do celíaco deixa de sofrer inflamações e volta a ter suas vilosidades saudáveis. Assim, o alimento passa a ser o único “remédio”.

Dessa forma, a pessoa portadora da doença celíaca consegue ter uma vida saudável e livre de desconfortos. Mas atenção! É importantíssimo que a dieta sem glúten seja feita com o acompanhamento de um profissional da área de nutrição, a fim de que se elabore um cardápio rico em nutrientes e com opções variadas de alimentos naturalmente sem glúten, além da inclusão de pães, bolos e massas feitos com farinhas livres da proteína.

POR QUE EM MAIO?

Existe um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados (PL n.º 6.666, de 2016) que instituirá, caso aprovado, o dia 20 de maio como o “Dia Nacional da Pessoa com Doença Celíaca”. O projeto é uma proposição do Conselho Nacional de Saúde e tem o objetivo de efetivar ações relacionadas à luta contra a DC em todo o território nacional.

A cor verde foi escolhida pois ela simboliza esperança de um futuro mais consciente sobre a condição celíaca e a necessidade de um diagnóstico precoce da doença, para que possamos tratá-la o mais breve possível.

Além disso, a cor é tradicionalmente utilizada para representar a saúde e o bem-estar! E como falamos acima, a partir do momento que o celíaco passa a seguir uma alimentação livre de glúten, ele volta a ser uma pessoa saudável.

MAIO VERDE NO CRISTO

No dia 20 de maio de 2019, no segundo ano da campanha, a partir de uma iniciativa da Acelbra-RJ (Associação dos Celíacos do Brasil – Seção Rio de Janeiro) e do Maio Verde, nós da Grani Amici unimos esforços com outras empresas sérias que fabricam e comercializam alimentos sem glúten para levarmos a campanha do Maio Verde a um patamar sem precedentes!

Juntos nós viabilizamos a iluminação do Cristo Redentor e da Catedral Metropolitana de São Sebastião na cor verde a fim de impulsionar uma sensibilização nacional em prol da causa da Doença Celíaca, ressaltando a importância do seu diagnóstico precoce para que os celíacos possam levar uma vida saudável e livre dos desconfortos causados pelo glúten.

<incluir logo da grani amici na imagem>

<Nome da imagem: Maio Verde no Cristo Redentor>

A cerimônia principal aconteceu aos pés do Cristo Redentor e contou com o Coral Vocalizart, o vereador carioca Thiago K. Ribeiro – autor do projeto de lei que obriga bares e restaurantes a informar presença de glúten nos alimentos – e o padre Omar, Reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado. 

Foi um evento lindo, de grande magnitude e sem precedentes no que tange à divulgação da Doença Celíaca no Brasil. Principalmente por ter sido sediada aos pés de uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Houve esforços para que a imprensa nacional estivesse presente a fim de que o evento ganhasse maior repercussão tanto na mídia tradicional como nas redes sociais.

Mais uma vez, a Grani Amici demonstrou que o seu comprometimento com a causa celíaca vai muito além da produção de alimentos sem glúten, pois sabemos da importância desta conscientização para que as pessoas possam ter uma vida saudável e livre dos desconfortos causados pelo glúten!

<incluir logo da grani amici na imagem>

<Nome da imagem: Maio Verde na Catedral Metropolitana de São Sebastião>

Compartilhe esse post!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
admingrani

admingrani

Posts recentes

A Grani Amici foi fundada em 2010 com o
propósito de oferecer bem-estar e inclusão
às pessoas com intolerâncias e alergias
alimentares, através da fabricação dos melhores
panificados livres de glúten e lácteos. ❤

Newsletter da Grani
Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos em primeira mão!

Endereço
Av. Dr. Wady Badra, 565
Tulipas, Jundiaí, SP
CEP: 13.212-790

Entre em contato
(11) 4492-3085
(11) 9 3029-4557
sac@graniamici.com.br
Horário de atendimento
Segunda à sexta-feira
Das 08h às 17h

Redes