Para muitas pessoas diagnosticadas com doença celíaca, a dieta sem glúten é a solução para eliminar os sintomas. No entanto, para um pequeno grupo de pacientes, mesmo seguindo a dieta de forma rigorosa, os sintomas podem persistir por mais de seis a doze meses.
Se os sintomas persistirem, é de extrema importância recorrer a uma nova consulta antes de tirar qualquer conclusão. Porém, algumas vezes esses casos podem se tratar da doença celíaca refratária, uma forma mais rara e complexa da doença.
O Que é a Doença Celíaca Refratária?
Essa condição é caracterizada pela ausência de melhora clínica e pela continuidade da inflamação intestinal, mesmo com a exclusão total do glúten da dieta. Ela se divide em dois tipos:
- Tipo I: Responde melhor ao uso de medicamentos imunossupressores e ao acompanhamento médico.
- Tipo II: Mais grave e associado a complicações, como linfomas intestinais, sendo necessária atenção intensiva e tratamento especializado.
Monitoramento e Tratamento
O acompanhamento de quem possui a doença celíaca refratária deve ser frequente e realizado por uma equipe multidisciplinar. Biópsias regulares, exames laboratoriais e suporte nutricional são essenciais para manter a saúde do paciente.
Com o atendimento e o acompanhamento necessário, você ainda consegue conquistar uma vida segura, saudável e tranquila, com sabor e alegria.
Na Grani Amici, nosso maior objetivo é ajudar você a passar por isso de maneira deliciosa. Oferecemos produtos que garantem total segurança e sabor para quem precisa de um controle rigoroso da dieta. Nossos alimentos são produzidos em ambientes livres de contaminação cruzada, proporcionando tranquilidade em cada refeição.
Cuide-se, previna e descubra Grani Amici.
Viva livre, viva bem, viva Grani Amici.